Você está aqui: Página Inicial Notícias Começam obras da 3ª escola em Rio Largo

Começam obras da 3ª escola em Rio Largo

Nova unidade fica próxima a conjunto habitacional e beneficiará 502 famílias atingidas pelas enchentes

Começam obras da 3ª escola em Rio Largo

Secretário Rogério Teófilo visitou o local onde será erguida a terceira escola da Reconstrução em Rio Largo (Foto: José Demétrio)

Ana Paula Lins

A construção da terceira escola do Programa da Reconstrução para o município de Rio Largo teve início na manhã desta quinta-feira (dia 6). O secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, e o prefeito do município, Toninho Lins, estiveram no canteiro de obras da nova unidade escolar, que será erguida na Vila Raul, na localidade da Mata do Rolo.

A Escola de Ensino Fundamental Tereza Cristina Lins de Souza Costa contará com seis salas de aula e será construída pelo método de pré-moldados, mais rápido que as técnicas tradicionais de construção civil, levando em média 90 dias para ficar pronto.

A nova unidade escolar fica ao lado do conjunto habitacional Francisco Tavares Granja, que vai receber as pessoas desalojadas pelas enchentes de junho de 2010, beneficiando diretamente 502 famílias. Neste mesmo terreno, próximo das futuras instalações da Bauducco, também será construído um posto de saúde.

Além da Escola Tereza Cristina Lins, já foi iniciada em Rio Largo a construção das escolas municipais Industrial Luigi Bauducco e Professor José Edmilson Souza, ambas no formato de pré-moldados e contando com seis salas por unidade.

Parceria

O Ministério da Educação alocou R$ 122 milhões para a construção de 73 escolas em Alagoas. De acordo com o secretário Rogério Teófilo, as 73 novas unidades deverão ser concluídas até o final do primeiro semestre e serão entregues aos municípios já equipadas. “As unidades serão inauguradas com a infraestrutura completa, o que inclui computadores, biblioteca e carteiras, dentre outros itens”, adianta.

Teófilo também destaca a importância da parceria entre as esferas municipal, estadual e federal no andamento das obras da reconstrução. “Esta ação conjunta é muito importante, pois o município cede o terreno, o Estado licita e acompanha as obras e o governo federal aloca os recursos. Todo esse processo também é acompanhado pelo Ministério Público e outros órgãos de fiscalização, pois o governador Teotonio Vilela Filho faz questão de que essas ações transcorram de forma transparente junto à sociedade alagoana”, frisa.

O prefeito Toninho Lins ressaltou que o município está avançado tanto na construção das habitações para as famílias desabrigadas quanto na execução das novas escolas. Ele também elogiou a parceria entre Estado, governo federal e Município nas ações da Reconstrução. “O governador Teotonio Vilela Filho é um grande estadista e desde que ocorreu a tragédia, tivemos apoio irrestrito das secretarias de Estado em todas as ações”, pontuou.
Novas escolas
O coordenador especial de Infraestrutura da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Raul Cleto, adianta que, dentro do cronograma de obras do Programa da Reconstrução, também serão construídas quatro escolas de Proinfância (creches) e duas unidades de 12 salas no município de Rio Largo.

Os trabalhos de reconstrução de escolas também já começaram nos municípios de União dos Palmares e Viçosa e, em breve serão iniciadas obras em Branquinha, Matriz do Camaragibe, São José da Laje, Quebrangulo e Atalaia.