Você está aqui: Página Inicial Notícias Estado inaugura novas obras do Programa da Reconstrução na segunda-feira

Estado inaugura novas obras do Programa da Reconstrução na segunda-feira

Além de pontes e muro de contenção, avenidas e ruas urbanas já foram recuperadas e entregues à população; evento será às 9h30

Estado inaugura novas obras do Programa da Reconstrução na segunda-feira

Mais de 770 metros da Avenida Judith Paiva foram restaurados. Foto: Matheus Sandes

Ariana Maurício e Suzana Gonçalves

O Governo de Alagoas inaugura, às 9h30 desta segunda-feira (1º), as obras do Programa da Reconstrução concluídas no município de Rio Largo, um dos mais destruídos pelas enchentes de 2010. Pontes, vias urbanas e um muro de contenção foram reconstruídos por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), garantindo o restabelecimento dos acessos no município.

“Concluir e entregar todas essas obras é mais do que um compromisso do Governo Estadual com a população dos municípios atingidos. Cada obra concluída é uma alegria que traz a sensação de dever cumprido com as pessoas que passaram por aquela tragédia sem precedentes”, diz o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.

“Sabemos como a população sofreu com a tragédia de 2010 e, desde então, não medimos esforços para responder às necessidades dos moradores. Trabalhamos dias, noites e feriados para agilizar as obras. O Governo do Estado está trazendo de volta a acessibilidade para Rio Largo e todos os municípios atingidos”, ressalta o diretor-presidente do DER, Marcos Vital.

As obras da Reconstrução continuam sendo realizadas e acompanhadas pela Seinfra e pelo DER nos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Paraíba e no Vale do Mundaú. No total, 17,6 mil casas também estão sendo reconstruídas em Alagoas para os desabrigados da tragédia.

Confira a seguir as obras de infraestrutura que serão inauguradas nesta segunda-feira, em Rio Largo:

Ponte do Riachão
Completamente destruída pelas enchentes que atingiram Alagoas em 2010, a Ponte do Riachão, em Rio Largo, é considerada uma das mais importantes da região, pois viabiliza o acesso dos moradores de Rio Largo à rodovia AL-210, uma das saídas do município. Foram reconstruídos os 200 metros de extensão sobre o Rio Mundaú.

“Sem essa ponte, não entra dinheiro na cidade. A comunidade de Riachão precisa atravessar a ponte para poder trabalhar. Como a ponte havia partido em duas com a enchente, os moradores tinham que atravessar o rio de canoa”, explica o comerciante Jadiel Eugênio da Silva, 40, que também teve sua casa destruída pelas fortes chuvas de 2010.

Ponte Angelita
Outra obra concluída em Rio Largo foi a reconstrução da superestrutura da ponte de acesso à Ilha Angelita, também sobre o Rio Mundaú. A obra, finalizada e entregue em setembro de 2010, representou o recomeço da vida dos moradores da região, após a tragédia que assolou 19 municípios alagoanos.

Muro de contenção
Também está na lista de obras da Reconstrução finalizadas no município de Rio Largo o muro de contenção do Rio Mundaú, que desabou com as enchentes. A reconstrução dos 200 metros de extensão do muro garante mais segurança para a população de Rio Largo, pois a estrutura se destina a evitar que as águas do Rio Mundaú transbordem para vias e casas.

Avenida Judith Paiva
Mais de 770 metros da Avenida Judith Paiva também foram restaurados em Rio Largo. Com a conclusão da obra, os moradores puderam retomar a acessibilidade, retornando normalmente às atividades diárias.

Vias Urbanas
O DER concluiu ainda a reconstrução de mais sete ruas que haviam sido destruídas pelas enchentes de 2010. Foram reconstruídas as ruas Comendador Luiz Jardim, Alfredo Wucher, Vaz de Castro, Abdias Vieira Pinto, Jarbas Januário e Alfredo Oiticica, além da Avenida Getúlio Vargas, totalizando mais de 1,6 km de extensão. As ruas Manuel Zacarias e Dr. Manoel Oiticica, todas localizadas no Centro de Rio Largo, também já foram reconstruídas e entregues à população.

Acessos
O DER entrega também acesso rodoviário à Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa), com extensão de 2 km, e outro acesso com 6,7 km que vai até a comunidade de Utinga Leão, em Rio Lago.