Você está aqui: Página Inicial Notícias Estado traça ações de saúde para Santana do Mundaú

Estado traça ações de saúde para Santana do Mundaú

Atendimento vai priorizar famílias que ficaram desabrigadas e desalojadas durante a enchente de junho de 2010

Josenildo Törres

As ações que serão desenvolvidas em Santana do Mundaú para ajudar o município a reestruturar a área da saúde foram traçadas pelos integrantes da Comissão Técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Durante reunião na quinta-feira (3), no auditório Arthur Ramos, foram pontuadas as áreas da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde que necessitam de assessoramento, devido à desestruturação ocasionada depois da enchente que atingiu o município em junho do ano passado.

De acordo com secretário estadual de Saúde, Alexandre Toledo, será assegurado o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. A ação irá priorizar as famílias que ficaram desabrigadas e desalojadas durante a enchente de junho de 2010, quando foi decretado estado de calamidade pública em Santana do Mundaú.

Segundo a assessora técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Graça Correia, será desenvolvidas ações para evitar surto de doenças infecto-contagiosas, como hepatites, hanseníase e esquistossomose, além de serem desenvolvidas campanhas educativas de combate à dengue e monitoramento da água consumida. “Mas os integrantes da Comissão Técnica da Sesau também irão atuar em conjunto com os técnicos da Secretaria de Saúde de Santana do Mundaú, visando manter em pleno funcionamento a estrutura do Hospital de Campanha montado no município”, informou.

Ainda de acordo com Graça Correia, os integrantes da Comissão Técnica irão prestar assistência à equipe do Programa Saúde da Família (PSF), que tem a atribuição de desenvolver ações inerentes à Atenção Básica, além de estruturar uma nova unidade de atendimento, inclusive com equipe odontológica. Na área de Saúde Mental, a Comissão Técnica irá ampliar a equipe de psicologia que está prestando atendimento aos moradores de Santana do Mundaú.

“Esse atendimento é importante porque a maioria das famílias do município perdeu suas casas e seus locais de trabalho. Essa realidade causa uma séria desestruturação psicológica, que pode levar à depressão”, destacou a assessora técnica da Suvisa. Ela frisou que a Comissão Técnica da Sesau irá assegurar a manutenção de equipamentos e efetivar a prorrogação do repasse de recursos para Atenção Básica, além de mapear a necessidade de medicamentos para realizar o atendimento à população, intensificando as ações de promoção à saúde e reestruturando as equipes administrativa e financeira da Secretaria de Saúde de Santana do Mundaú.