Você está aqui: Página Inicial Notícias Governador acompanha comitiva do MEC em visita à construção de escola em Rio Largo

Visita aconteceu na manhã deste sábado (12) na Escola Luigi Bauducco; governador informou que convidará presidente Dilma para inauguração

Teotonio Vilela, Thomaz Nonô, Rogério Teófilo, Toninho Lins e Henrique Paim vistoriaram obras de escolas da Reconstrução (Foto: Tércio Cappello)

Ana Paula Lins

O governador Teotnio Vilela Filho e o secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo recepcionaram a comitiva do Ministério da Educação (MEC), liderada pelo ministro em exercício José Henrique Paim, em uma visita ao canteiro de obras da Escola Luigi Bauducco, em Rio Largo. A visita, que aconteceu na manhã deste sábado (12) teve como objetivo acompanhar o andamento das obras de construção de escolas nos municípios afetados pela enchente de 2010.

O MEC alocou aproximadamente R$ 122 milhões para construção/reconstrução de 73 escolas das redes estadual e municipal nas cidades atingidas pela tragédia. Deste total, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) já licitou 35 unidades escolares de duas ou seis salas nos municípios de Murici, Atalaia, Rio Largo, Jacuípe, São José da Laje, Viçosa, Santana do Mundaú, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares, Joaquim Gomes, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Branquinha.

Orçada em R$ 900 mil, a Escola Luigi Bauducco integrará a rede municipal de ensino em Rio Largo. Composta por seis salas, vai beneficiar 360 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Além da Luigi Bauducco, outras duas unidades do Programa da Reconstrução estão em andamento em Rio Largo. Outros municípios com obras em estágio avançado são Atalaia, Viçosa, Matriz do Camaragibe, União dos Palmares e Branquinha.

O governador Teotonio Vilela Filho destacou a importância da parceria entre Estado, União e Municípios no acompanhamento e execução das obras. “Estamos realizando uma ação conjunta envolvendo as três esferas administrativas e nosso objetivo é finalizarmos estas escolas o mais rápido possível. A escola Luigi Bauducco será a primeira a ser concluída e, por isso, convidaremos a presidente Dilma Rousseff para a sua inauguração”, avisou.

Pioneirismo

O andamento das obras primeiras unidades de ensino da Reconstrução é acompanhado com atenção pelo MEC: pela primeira vez no país, o sistema de pré-moldados é utilizado para a construção de escolas públicas. O ministério optou pelo uso da tecnologia pelo fato de ser mais rápido que os métodos tradicionais de construção e oferecer conforto termo-acústico.

“Trata-se de uma experiência pioneira cujo intuito é resolver os problemas de infraestrutura escolar e o que estamos desenvolvendo em Alagoas é uma ação estratégica que será referência para todo o país”, destacou o ministro em exercício José Henrique Paim. Ele ainda lembrou que o Governo de Alagoas e ministério desenvolvem outras parcerias em ações de gestão educacional e melhoria do ensino aprendizagem por meio do programa Geração Saber.

O secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, também ressaltou o pioneirismo do modelo de construção de escolas e falou da importância do acompanhamento das obras da Reconstrução pelo MEC, Estado e municípios. “Estamos conduzindo todas as ações com total transparência e ainda contamos com a parceria dos órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas”, disse.

Teófilo informou que à medida que as unidades de ensino forem concluídas, serão equipadas pela SEE. “Adquirimos mais de 20 mil carteiras escolares junto ao MEC e todas essas escolas serão inauguradas com infraestrutura completa, o que ainda inclui computadores, biblioteca, dentre outros itens”, complementou.

A visita ainda contou com a presença do vice-governador José Thomaz Nonô; do deputado Federal Givaldo Carimbão;da secretária de Estado Adjunta da Educação, Cícera Pinheiro; do diretor de Administração e Tecnologia do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Freitas; o diretor de articulação e apoio aos sistemas da educação básica do MEC, Romeu Caputo; do prefeito de Rio Largo, Toninho Lins e corpo técnico da SEE.