ESTADO DE ALAGOAS
Você está aqui: Página Inicial Notícias Governo conclui recuperação de acesso em Quebrangulo

Governo conclui recuperação de acesso em Quebrangulo

Obra liga o município a BR 316 e faz parte do Programa de Reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes

Governo conclui recuperação de acesso em Quebrangulo

Foto: Ariana Maurício

Ariana Maurício e Acássia Deliê


O governo de Alagoas concluiu a reconstrução de mais um importante acesso destruído pelas enchentes de 2010, desta vez em Quebrangulo. O município recebeu 3 Km de asfalto recuperado em importante trecho da AL 210, que liga a cidade a BR 316. Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a obra faz parte do Programa da Reconstrução.

Para o ajudante de pedreiro José Silva, de 26 anos, o trecho recuperado atende às necessidades dos moradores de Quebrangulo e municípios vizinhos. “Tenho família morando em Paulo Jacinto e essa era a única estrada que liga as duas cidades. É a única forma também que os moradores dos povoados vizinhos têm para chegar até aqui”, ressalta o trabalhador.

O secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, diz que concluir as obras do Programa da Reconstrução proporciona a sensação de dever cumprido com as vítimas das enchentes. “Já concluímos mais de 60% de todos os projetos e continuamos trabalhando dia e noite para finalizá-los completamente. Temos um compromisso com as famílias atingidas pela tragédia e prazer em cumpri-lo”, diz Fireman.

O diretor-presidente do DER, Marcos Vital, destacou o empenho do governo de Alagoas em entregar essas obras dentro do menor espaço de tempo para todos os municípios afetados. “Estamos trabalhando para que todas as obras sejam entregues antes dos prazos estabelecidos em contratos. Assim como em Quebrangulo, outros municípios já tiveram sua rotina normalizada com a recuperação da infraestrutura”, enfatiza Vital.

Obras concluídas - Em Rio Largo, um dos municípios mais destruídos pelas águas do Rio Mundaú, pontes, vias urbanas e um muro de contenção já foram entregues à população. A reconstrução completa da ponte do Riachão, cujos 200 metros de extensão foram destruídos pelas enchentes, já foi concluída. A ponte é considerada uma das mais importantes da região, pois viabiliza o acesso dos moradores de Rio Largo à rodovia AL-210, uma das saídas do município.

Outra obra concluída no município foi a reconstrução da superestrutura da ponte de acesso à Ilha Angelita, também sobre o Rio Mundaú. O trabalho representou o recomeço da vida dos moradores da região. Ainda em Rio Largo, o governo estadual também recuperou o muro de contenção do Rio Mundaú, que desabou após as fortes chuvas de junho de 2010. A reconstrução dos 200 metros de extensão do muro foi fundamental para a segurança da população do município, pois a estrutura tem por objetivo evitar que as águas do Rio transbordem para vias e casas.

Além disso, também foram recuperados no município mais de 770 metros da avenida Judith Paiva. Com isso, os moradores puderam retomar a acessibilidade, retornando normalmente às atividades diárias. Diversas ruas no Centro de Rio Largo também já foram reconstruídas e entregues à população.

Já em Satuba, a população comemora a restauração de acessos entre o Centro do município e as comunidades de Siri, Santa Apolônia, Nova Esperança e Mundaú. Ao todo, cerca de 4,5 km de estrada em revestimento primário foram recuperados, devolvendo as condições de acessibilidade aos moradores dos quatro povoados, garantindo a locomoção até escolas, postos de saúde e mercados no Centro da cidade.

Moradores de Paulo Jacinto, Cajueiro e Atalaia também comemoram a reconstrução de importantes ruas nos municípios. A recuperação de acessos, vias urbanas, rodovias e pontes tem sido fundamental para que a população possa retomar suas atividades diárias. 
A Seinfra e o DER continuam o trabalho de reconstrução nos 19 municípios alagoanos, nos Vales do Mundaú e do Paraíba, atingidos pelas enchentes. Para atender os desabrigados da tragédia, o governo do Estado também está investindo na reconstrução de 17,6 mil casas.

Ações do documento

telefones-uteis.jpg

prestacao-de-contas.jpg

 
Estado de Alagoas
Coordenação do Programa de Reconstrução
Palácio República dos Palmares - Rua Cincinato Pinto, s/n - Centro - Maceió - AL
CEP 57020-050
+55 82 3315.2022/3315.2016