ESTADO DE ALAGOAS
Você está aqui: Página Inicial Notícias Governo reconstrói acessos a quatro povoados de Satuba

Governo reconstrói acessos a quatro povoados de Satuba

Povoados Santa Apolônia, Siri, Nova esperança e Mundaú ganharam de volta importantes estradas destruídas nas enchentes de 2010

Governo reconstrói acessos a quatro povoados de Satuba

Acesso a Povoado de Santa Apolônia - Foto: Matheus Sandes

Ariana Maurício e Suzana Gonçalves

O Governo de Alagoas entregou à população do município de Satuba mais quatro acessos completamente recuperados. Destruídos durante as enchentes de 2010, as estradas restauradas ligam as comunidades de Siri, Santa Apolônia, Nova esperança e Mundaú ao Centro do município.


Ao todo, cerca de 4,5 km de estrada em revestimento primário foram recuperados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), já em janeiro de 2011. As obras devolveram as condições de acessibilidade aos moradores dos quatro povoados, garantindo a locomoção até escolas, postos de saúde e mercados no Centro de Satuba.

“Eu dependo desse caminho para fazer meu trabalho. Além de perder grande parte da minha casa, meu trabalho ficou comprometido com a estrada destruída. Depois da conclusão da recuperação desse acesso, pude voltar a trabalhar e ganhar meu ganha-pão”, diz o carregador de caminhão, Roberto Alvino, 27, morador do povoado de Siri.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, explica que muitas das obras do Programa da Reconstrução estão sendo entregues antes dos prazos estabelecidos em contratos com as empresas. 

“Mais de 50 obras de infraestrutura já estão concluídas. Este avanço só está sendo possível porque, desde o início dos trabalhos, cobramos responsabilidade e celeridade às construtoras responsáveis pelas obras. Devolver a dignidade e a tranquilidade às vítimas da tragédia de 2010 tem sido prioridade para o Governo Estadual”, diz Fireman.

O diretor-presidente do DER, Marcos Vital, também ressalta o avanço das obras da Reconstrução em Alagoas e o trabalho do Governo estadual para restabelecer a infraestrutura dos municípios atingidos pelas enchentes.

“Temos trabalhado diuturnamente para entregar essas obras aos municípios devastados no ano passado. Nosso trabalho continua neste ritmo até entregarmos a última obra de reconstrução à população alagoana”, destaca Marcos Vital.

Pontes  
A Seinfra e o DER continuam o trabalho da Reconstrução nos 19 municípios alagoanos, nos Vales do Mundaú e do Paraíba, atingidos pelas enchentes em junho de 2010. Dezenas de obras de infraestrutura já estão concluídas em diversos municípios e os cenários de destruição deram lugar a paisagens completamente recuperadas, após os intensos trabalhos desenvolvidos pelos órgãos do Governo Estadual.

Em Rio Largo, por exemplo, um dos mais destruídos pelas águas do Rio Mundaú, a reconstrução da ponte do Riachão e da superestrutura da ponte Angelita já foi finalizada. A ponte do Riachão é considerada uma das mais importantes da região por dar acesso à rodovia AL-210, uma das saídas da cidade. Já a ponte de acesso à Ilha Angelita é fundamental para o tráfego de moradores que precisam se deslocar para trabalhar no município.

Vias urbanas e muro de contenção
Também foi reconstruído o muro de contenção sobre o Rio Mundaú, em Rio Largo, que desabou após as fortes chuvas de 2010. A reconstrução dos 200 metros de extensão do muro foi fundamental para a população de Rio Largo, pois a estrutura tem por objetivo evitar que as águas do Rio Mundaú transbordem para vias e casas. A obra garante maior segurança aos moradores daquela região. 

Além disso, mais de 770 metros da avenida Judith Paiva foram restaurados e os moradores puderam retomar a acessibilidade, retornando normalmente às atividades diárias. Ainda em Rio Largo, as ruas Manuel Zacarias, Dr. Manoel Oiticica e Alfredo Oiticica, todas localizadas no Centro do município, também já foram reconstruídas e entregues à população. Para atender os desabrigados da tragédia, o governo estadual também está investindo na reconstrução de 17,6 mil casas.

Ações do documento

telefones-uteis.jpg

prestacao-de-contas.jpg

 
Estado de Alagoas
Coordenação do Programa de Reconstrução
Palácio República dos Palmares - Rua Cincinato Pinto, s/n - Centro - Maceió - AL
CEP 57020-050
+55 82 3315.2022/3315.2016