Você está aqui: Página Inicial Notícias Ministério da Cultura garante recursos para reconstrução de bibliotecas

Ministério da Cultura garante recursos para reconstrução de bibliotecas

Em audiência com a ministra Ana de Holanda, governador Teotonio Vilela assegura repasse dos recursos para Alagoas

Ministério da Cultura garante recursos para reconstrução de bibliotecas

Governador Teotonio Vilela e secretário Osvaldo Viégas estiveram no Minc nesta quarta-feira e garantiram recursos para Alagoas (Foto: Carlos Rudiney)

Mônica Cardoso

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, foram recebidos pela ministra da Cultura, Ana de Holanda, em Brasília, nesta quarta-feira (16). Na ocasião, o governador aproveitou para assegurar o repasse dos recursos para Alagoas por parte do governo federal.

Atualmente, o Estado de Alagoas possui, junto ao Ministério da Cultura, dezessete projetos em andamento, entre eles estão os que preveem a reconstrução das bibliotecas públicas nos municípios de Paulo Jacinto, Branquinha, Santana do Mundaú, Quebrangulo, Rio Largo, Murici, Capela e Viçosa, atingidos pelas enchentes em junho de 2010.

“A ministra garantiu que os recursos para a reconstrução e modernização das bibliotecas estão assegurados”, afirmou o secretário Osvaldo Viégas.

A medida provisória de 29 de julho de 2010, assinada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, destinou R$ 5,16 milhões para a construção de novas bibliotecas no lugar das que foram destruídas e a modernização das que foram afetadas pelas enchentes, mas que tiveram os prédios preservados. Cada biblioteca recebeu o investimento de R$ 450 mil do MinC, para construção, aquisição de acervo e mobiliário.

O governador garantiu que o Ministério é um grande parceiro do Estado de Alagoas e que o encontro com a ministra Ana de Holanda foi muito importante, porque reafirmou a parceria dos últimos quatro anos, período em que já foram repassados mais de R$ 15 milhões para o Estado.

O deputado Federal Rui Palmeira (PSDB) também participou do encontro em Brasília.