ESTADO DE ALAGOAS
Você está aqui: Página Inicial Notícias Reconstrução de cidades avança na contratação de obras

Reconstrução de cidades avança na contratação de obras

Mais de 12 mil casas já estão sendo erguidas; Governo cobra agilidade das construtoras

Reconstrução de cidades avança na contratação de obras

Secretários de Estado se reuniram com o governador em exercício nesta quarta-feira (Foto: Adailson Calheiros)

Luciana Buarque

O governador em exercício, José Thomaz Nonô, esteve reunido nesta quarta-feira (2) com os secretários de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e da Infraestrutura, Marco Fireman, no Palácio República dos Palmares, para uma atualização geral sobre as obras que estão sendo executadas pelo Programa da Reconstrução nos 19 municípios alagoanos atingidos pelas enchentes de junho passado.

Foram iniciadas as obras de construção de 12.016 casas nessas cidades e já foram feitos os contratos de construção de mais 5.382. No total, serão erguidas 17.887 novas unidades habitacionais. Na educação, a construção de 35 escolas já foi contratada. Cinco delas já estão prontas e vão ser inauguradas até o fim deste mês, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Outras cinco serão entregues até o fim de março e as 25 escolas restantes devem estar prontas em 60 dias. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), representada na reunião pelo engenheiro Raul Cleto, está providenciando a contratação das obras de construção de mais 39 escolas, totalizando 74 novas unidades educacionais nas cidades atingidas pelas chuvas. “É um ‘trabalho-referência’”, salientou Luiz Otavio Gomes.

Para Thomaz Nonô, os números apresentados mostram os acertos do governador Teotonio Vilela Filho, embora a equipe esteja ciente de que “é necessário acelerar o trabalho das construtoras. Até porque, de acordo com o Tribunal de Contas da União, as obras devem ser concluídas até junho deste ano”, afirmou.

O governador em exercício ressaltou, ainda, que está satisfeito com relação às contratações para as obras e à transparência com que o Programa vem sendo conduzido. “Agora cabe, mais do que nunca, ao Governo e à Seinfra cobrar mais agilidade das construtoras na execução dessas obras. Seremos vigilantes e cobraremos, intensamente, maior rapidez”, enfatizou.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Marcos Fireman, a Secretaria tem se reunido semanalmente com os empresários que estão à frente das obras, no Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon). “Eles justificam alguns atrasos com a carência de mão de obra em Alagoas e a falta dos equipamentos necessários, ambas causadas pelo grande volume de obras acontecendo ao mesmo tempo no Estado”, explicou.

O secretário ressaltou que somente referentes ao Programa da Reconstrução são quase 18 mil casas sendo erguidas, somadas a mais 17 mil dos outros programas habitacionais. “Estamos acompanhando as obras, com toda a equipe do Programa, para que os prazos sejam cumpridos”, completou Fireman.

Segundo o secretário Luiz Otavio Gomes, já foram realizadas 95% das contratações para as obras. “A coordenação do Programa aconteceu principalmente entre junho e dezembro de 2010. Nesse período, todas as medidas necessárias para reconstruir os municípios foram tomadas. Agora temos que continuar acompanhando o andamento, para que até junho as obras de infraestrutura estejam finalizadas e até dezembro sejam entregues todas as novas unidades habitacionais”, frisou Luiz Otavio. “Particularmente, tenho muito orgulho da coordenação do Programa nesses sete meses”.

Ações do documento

telefones-uteis.jpg

prestacao-de-contas.jpg

 
Estado de Alagoas
Coordenação do Programa de Reconstrução
Palácio República dos Palmares - Rua Cincinato Pinto, s/n - Centro - Maceió - AL
CEP 57020-050
+55 82 3315.2022/3315.2016