Você está aqui: Página Inicial Notícias Secretarias de Educação e Infraestrutura formam força-tarefa para agilizar construção de escolas

Seinfra irá conduzir o processo licitatório das escolas de maior porte, com 12 salas

Andamento dos trabalhos da reconstrução foram discutidos nesta quarta-feira (Foto: Valdir Rocha)

Ana Paula Lins e Cinara Correia

O vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, abriu, nesta quarta-feira (2), as discussões sobre o andamento dos projetos de reconstrução de Alagoas, que estão em execução nos municípios atingidos pelas enchentes de 2010 e, especialmente, os que se referem à reconstrução das escolas. Na ocasião, foi decidido que as secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e da Infraestrutura (Seinfra) formarão uma força-tarefa para agilizar a licitação e construção de escolas nos municípios afetados pelas enchentes de junho.

Ao todo, o Ministério da Educação alocou R$ 122 milhões para obras de construção/ reconstrução de 73 escolas das redes estadual e municipal. Destas 73 unidades, a SEE já licitou 35 projetos de escolas de duas e seis salas nos municípios de Murici, Atalaia, Rio Largo, Jacuípe, São José da Laje, Viçosa, Santana do Mundaú, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares, Joaquim Gomes, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Branquinha.

Com a formação da força-tarefa, caberá à Seinfra conduzir o processo licitatório das escolas de maior porte, com 12 salas. A princípio, existe uma tendência para que estas unidades sejam construídas no método de pré-moldados em virtude da maior agilidade proporcionada por esta tecnologia, mas também há possibilidade de se utilizar as técnicas tradicionais de construção de escolas.

Celeridade – Na ocasião, o vice-governador José Thomaz Nonô pediu celeridade nas obras e máximo de empenho para que o Estado possa cumprir o cronograma dos prazos estabelecidos.

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, diz que a união das duas secretarias deverá agilizar o processo de licitação e execução de obras das escolas. “Isso demonstra a unidade do Governo de Alagoas no sentido de acelerar a entrega dessas escolas à população”, destaca.

O secretário de Estado Adjunto da Infraestrutura, Fernando Nunes, compartilha da mesma opinião. “Estamos fazendo uma ação conjunta no sentido de agilizar a contratação e execução destas obras”, fala.

Também participaram da reunião o coordenador especial de Infraestrutura da SEE, Sérgio Macedo; o assessor técnico da Coordenadoria Especial de Infraestrutura da SEE, Djaci Magalhães; o assessor especial da SEE, Raul Cleto, e o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Seinfra, Ângelo Bezerra.