Você está aqui: Página Inicial Notícias Secretários apresentam andamento das obras da Reconstrução

Secretários apresentam andamento das obras da Reconstrução

Marco Fireman e Luiz Otavio Gomes tiraram dúvidas de prefeitos e deputados estaduais durante exposição na Assembleia Legislativa Estadual

Secretários apresentam andamento das obras da Reconstrução

Secretário Luiz Otavio Gomes destacou o atendimento às vítimas das enchentes (Foto: José Demétrio)

Acássia Deliê e Débora de Brito

Os secretários de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e da Infraestrutura, Marco Fireman, apresentaram, na manhã desta terça-feira (22), detalhes sobre as obras da Reconstrução em andamento em Alagoas. A apresentação foi realizada na sede da Assembleia Legislativa Estadual, onde os secretários também esclareceram dúvidas de prefeitos e deputados estaduais sobre as obras realizadas após as enchentes de junho de 2010.

Como coordenador do Programa da Reconstrução até o mês de dezembro do ano passado, o secretário Luiz Otavio Gomes destacou em sua apresentação a ação imediata da Defesa Civil do Estado de Alagoas no atendimento às vítimas e moradores das cidades atingidas pelas enchentes.

“Após as ações emergenciais, o governador Teotonio Vilela Filho determinou total dedicação de todas as secretarias e órgãos para executar as obras, criando o Programa da Reconstrução, que ofereceu orientação e serviço aos prefeitos e secretários municipais”, disse Luiz Otavio Gomes.
Por não haver casas e locais para a permanência dos desabrigados, de acordo com o secretário, o governo federal orientou o Estado de Alagoas a adquirir barracas para a acomodação durante o período de construção das casas definitivas. As famílias também passaram a receber atendimento direto de profissionais da área de psicologia e assistência social, além da alimentação diária.

Infraestrutura - Ainda durante a exposição, Luiz Otavio Gomes lembrou que o governo do Estado garantiu recursos emergenciais na ordem de R$ 515 milhões, com base nos levantamentos da tragédia, feitos pelas Defesas Civis Nacional, Estadual e Municipais, que elaboraram os Relatórios de Avaliação de Danos (Avadans). Os recursos garantiram a reconstrução de pontes, ruas, estradas e outras obras essenciais para normalizar a situação dos municípios atingidos.

O secretário Marco Fireman também destacou os esforços realizados pelas equipes técnicas do Governo do Estado para elaborar, aprovar e contratar, junto à Caixa Econômica Federal, as 17,6 mil casas para as famílias que ficaram desabrigadas após as enchentes. Fireman explicou que os contratos foram realizados por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida e que o Governo continua cobrando agilidade das empresas executoras das obras.

“Estamos atentos aos prazos e já notificamos as empresas que não estão seguindo com o cronograma esperado. Mas sabemos também que Alagoas é hoje um canteiro de obras e que falta mão de obra e materiais de construção. Por isso, as empresas estão tendo que comprar materiais com antecedência e o Governo está capacitando cerca de sete mil trabalhadores para a construção civil”, destacou Fireman.