Você está aqui: Página Inicial Notícias Secretários apresentam andamento do Programa da Reconstrução a José Thomaz Nonô

Secretários apresentam andamento do Programa da Reconstrução a José Thomaz Nonô

Nesta quinta-feira, governador em exercício continua visitas aos municípios afetados pelas enchentes

Secretários apresentam andamento do Programa da Reconstrução a José Thomaz Nonô

Secretários apresentam ao governador ações desenvolvidas pelo Programa da Reconstrução (Adailson Calheiros)

Cadu Epifânio

O governador em exercício, José Thomaz Nonô, teve uma visão geral do que está sendo feito para devolver a normalidade aos municípios afetados pelas enchentes de junho de 2010. Em reunião nesta quarta-feira (2), os secretários de Estado Luiz Otavio Gomes (Desenvolvimento Econômico) e Marco Fireman (Infraestrutura) apresentaram o andamento das obras nos municípios.

“Desde o primeiro momento, acompanho o empenho do governo do Estado em reconstruir a vida dos desabrigados e reestruturar os municípios”, afirmou José Thomaz Nonô, que ouviu dos secretários o resultado de uma pesquisa de satisfação do trabalho desempenhado pelo Estado feita nas cidades destruídas pelas águas.

Cerca de 50% dos entrevistados estavam satisfeitos com o trabalho do governo de Alagoas. Na segunda rodada de entrevistas, o índice subiu para 56% de satisfação; já os muito satisfeitos chegaram a 42%. A pesquisa foi feita entre os meses de agosto e novembro de 2010.

“O trabalho do Programa da Reconstrução é um processo idôneo e está sendo feito com a lisura devida. Porém, existem frentes de trabalho que podem acelerar e, com este aceno de celeridade, podemos até ser possivelmente contemplados com novos recursos”, ressaltou o governador em exercício.

O Programa da Reconstrução calcula que 16.769 casas serão entregues até dezembro deste ano, nos 19 municípios atingidos pelas águas em Alagoas. Do ponto de vista da infraestrutura viária, estão sendo recuperados 348km de rodovias vicinais, 64km de rodovias estaduais, 136 mil m² de pavimentação urbana, além da recuperação de onze pontes danificadas e construção de 54 novas pontes.

Segundo Luiz Otavio Gomes, até dezembro deste ano não haverá mais acampamentos nos municípios em reconstrução. “Cada morador terá sua moradia devida”, salientou. Marco Fireman, que acompanhou o governador em exercício em recentes visitas aos municípios, completou dizendo que tais inspeções servem para acompanhar e cobrar o pleno andamento das obras.

Outro dado interessante levantado na reunião é que todos os prefeitos consultados na pesquisa demonstraram 100% de satisfação com o trabalho exercido pelo governo de Alagoas no auxílio às cidades.

Como responsável pelo gerenciamento do Programa da Reconstrução, o secretário Luiz Otavio Gomes explicou ao governador o nível de empenho do Estado em superar as dificuldades apresentadas nas cidades. “Em Santana do Mundaú tivemos um pequeno impasse, hoje já superado, na aquisição da Fazenda Jussara, onde será erguida a nova cidade. Atualmente, as obras estão seguindo”, salientou.

Sobre a construção de escolas nas 19 cidades em reconstrução, Raul Cleto, engenheiro que acompanhou todo o processo da reconstrução das unidades, explicou que 35 escolas foram licitadas e que mais duas unidades escolares provisórias também estão sendo agilizadas. De acordo com Cleto, dez escolas estão em processo de conclusão, sendo que outras oito estão sendo iniciadas. “Até fevereiro, cinco escolas serão entregues à população”, afirmou.

Agenda - Dando continuidade às inspeções nos municípios em reconstrução, José Thomaz Nonô visita nesta quinta-feira (2) São José da Laje (10h30), União dos Palmares (12h), Branquinha (14h30) e Murici (16h). Porém, o primeiro compromisso do governador em exercício é uma visita às obras de duplicação da AL-101 Sul, às 9h.