ESTADO DE ALAGOAS
Você está aqui: Página Inicial Notícias Sistema de pré-moldados agiliza construção de casas em União dos Palmares

Sistema de pré-moldados agiliza construção de casas em União dos Palmares

Produção chegará a 14 casas por dia em março e governo comemora a criação de 400 empregos

Sistema de pré-moldados agiliza construção de casas em União dos Palmares

Cerca de 400 pessoas estão trabalhando nas obras de reconstrução em União dos Palmares (Foto: Ascom Seinfra)

Acássia Deliê

Paredes pré-produzidas em fôrmas de aço e várias casas erguidas diariamente. Em União dos Palmares, o método inovador de construção em premoldados garante o avanço das obras habitacionais, destinadas às vítimas das enchentes de 2010. No Residencial Newton Pereira Gonçalves, o ritmo de produção diária chega a três casas e vai permitir a elevação de 2.020 unidades em tempo recorde.

O pico de produção de 14 casas diárias só deve ser alcançado em março, com a finalização da fábrica, mas o governo estadual já comemora os resultados alcançados. Hoje, 300 fundações de casas estão prontas e 70% dos serviços de terraplanagem estão concluídos, além dos trabalhos nas redes de água, esgoto e drenagem, também em andamento, de acordo com informações da empresa executora da obra.

Geração de emprego - Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, a geração de empregos é um dos fatores mais importantes do empreendimento. “Temos hoje cerca de 400 pessoas trabalhando na obra, com prioridade para as vítimas das enchentes, que estavam ociosas e foram capacitadas para atuar na produção de pré-moldados”, diz Fireman.

O secretário também destaca a inserção de mulheres nos trabalhos de construção civil. “Hoje temos cada vez mais mulheres atuando no setor. Neste empreendimento em União, por exemplo, há mão de obra feminina trabalhando na confecção das paredes premoldadas e serviços de apoio em geral, inclusive armadoras”, destaca Marco Fireman.

No próximo mês de março, além de atingir o pico de produção de 14 casas diárias, a empresa responsável pela obra também deve iniciar os serviços de pavimentação nas ruas abertas para o residencial. “Estamos trabalhando diuturnamente pra concluir dentro do prazo a construção das casas”, informa o diretor da Sanco Engenharia, Marcelo Saldanha.

A cobrança por trabalhos diuturnos vem sendo feita pelo governo estadual desde o início das contratações das empresas junto à Caixa Econômica Federal. Em dezembro de 2010, o governador Teotonio Vilela Filho reuniu os empresários e cobrou agilidade nas obras, sob pena de rescisão contratual.

As casas da reconstrução são erguidas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida e possuem 41 m2, divididos entre sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço.

Ações do documento

telefones-uteis.jpg

prestacao-de-contas.jpg

 
Estado de Alagoas
Coordenação do Programa de Reconstrução
Palácio República dos Palmares - Rua Cincinato Pinto, s/n - Centro - Maceió - AL
CEP 57020-050
+55 82 3315.2022/3315.2016