Você está aqui: Página Inicial Notícias Thomaz Nonô destaca como prioritárias as ações da reconstrução dos municípios

Thomaz Nonô destaca como prioritárias as ações da reconstrução dos municípios

Governador em exercício tranquilizou a população e reafirmou o compromisso do Governo com as famílias

Thomaz Nonô destaca como prioritárias as ações da reconstrução dos municípios

Governador esteve no município de São José da Lage, conhecendo obras da reconstrução (Foto: Paulo Rios)

Amanda Dantas

O governador em exercício, José Thomaz Nonô, visitou, nesta quinta-feira (3), o município de São José da Laje para verificar o andamento das obras da reconstrução em mais uma cidade afetada pela enchente ocorrida em junho do ano passado.

Thomaz Nonô passou pelo terreno onde serão construídas 1.006 casas para as famílias atingidas. As obras estão na fase de terraplanagem. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, - que acompanhou a visita - a empresa tem prazo de 12 meses para entregar as habitações.

Em entrevista à Rádio Laje FM, o governador em exercício tranquilizou a população e reafirmou o compromisso do Governo com as famílias - definindo como prioridade as ações da reconstrução. "Vamos recuperar as ruas e construir as mais de mil casas, apesar de toda rotina burocrática.
Estamos indo aos municípios para estreitar laços com os prefeitos, técnicos e construtores, e cobrar agilidades na ações. Todos precisam sentir a presença do Governo e entender que temos pressa; não estamos atrasados, mas quanto mais adiantado, melhor", enfatizou Nonô.

Em São José da Laje, estão sendo executadas obras como a construção de 12 km da estrada de Caruru, a recuperação de três ruas, a reconstrução de quatro pontes e recuperação de uma. De acordo com o gerente Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Iran Menezes, novos projetos estão sendo analisados, como as estradas vicinais que ligam a comunidade de Dois Pilões à Cruz Verde, outra que vai de Caruru a Munguba, e mais uma indo de Tatu até a comunidade de Inhumas. Esses projetos também incluem a pavimentação do conjunto habitacional e de ruas danificadas, além do muro de contenção e recuperação da praça de eventos do município.

"São obras necessárias e que o Governo quer executar, mas depende da aprovação dos técnicos, dos recursos que serão disponibilizados, enfim, depende de vários fatores; mas elas estão no papel para serem avaliadas da melhor forma", explicou Menezes.

No município, será construída também a Escola Estadual São José - com 12 salas de aulas - que deverá ser construída no modelo pré-moldado, uma vez que proporciona mais agilidade na obra, se comparado ao modelo tradicional.